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Este vídeo ao lado explica tudo em 1 minuto.

Já lançou os primeiros anúncios?
Vamos agora aprender a avaliar a "Performance"

Basicamente é como os tradicionais testes A/B, mas neste caso é mais prático e simplificado.

Estes são os primeiros passos para começar a anunciar connosco

E lembre-se, estamos aqui para ajudar

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Primeiro, preencha o formulário de registo e confirme o seu email.

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Depois de fazer o Login, clique em Pagamentos e depois Adicionar saldo.
Estes são os métodos disponíveis para carregar a sua conta:

  • Referência Multibanco
  • MB way

Nota: a sua fatura/recibo ficará disponível em Pagamentos poucos minutos depois.

Clique no menu Campanhas -> Criar Campanha (max 100 campanhas)

Criar Anúncio (max 100 anúncios por campanha)

Escolha o formato do anúncio

  • Texto - para anúncios que não necessitam de imagem
  • Combo - uma mistura de imagem e texto
  • Vídeo - vídeo não superior a 1 minuto e em que a altura não ultrapasse a largura. Exemplo: 4/3
  • Banner - tem vários tamanhos, escolha o que mais se adapta ao tamanho das suas imagens (suporta .jpg, .png e .gif com ou sem animação)

No formulário Criar anúncio vai encontrar os campos abaixo. Alguns campos podem não estar visíveis, depende do tipo de anúncio que escolher

  • Nome interno deste anúncio - é o nome pelo qual pode identificar o anúncio dentro da plataforma. Este nome nunca será visível ao público.
  • Carregar Imagem/vídeo - vai escolher um criativo (imagem/vídeo). Tenha em atenção o tamanho deste criativo, pois no momento do upload o nosso sistema vai redimensiona-lo pro tamanho do formato que escolheu.
  • URL de destino - é o link para a sua página de destino, pode adicionar parâmetros no final (Ex: https://dominio.pt/produto?param=adx), por exemplo do Google Analytics.
  • Título do anúncio - apenas visível no formato de Texto e Combo. Este será o título principal do anúncio
  • Descrição - apenas visível no formato de Texto e Combo. Esta descrição irá complementar o título, ou seja, é onde vai adicionar outros detalhes sobre o produto.
  • Texto do botão - apenas visível no formato de Texto, Combo e Vídeo. É o texto de apelo que vai aparecer no botão inferior direito.
  • Tipo de lance - Auto CPC(recomendado) - esta opção deixa o nosso sistema licitar por si o CPC (custo por clique), vamos apresentar o anúncio o máximo possível pelo custo mais baixo, e ter em conta o Limite diário que especificou.
  • Tipo de lance - CPC máx - é o custo máximo por clique que o seu anúncio vai ter. NOTA: colocar um CPC baixo pode resultar em poucas impressões de anúncio, pois lembre-se que o seu anúncio está a concorrer contra outros. Se optar por este tipo de lance, uma boa estratégia é começar com um CPC baixo e ir subindo aos poucos conforme as suas necessidades.
  • Limite diário - é o limite de gastos que o anúncio terá por dia. Uma boa estratégia é iniciar com um Limite baixo e ir aumentando consoante as suas necessidades.
  • Objetivo do anúncio - o nosso sistema vai tentar apresentar o anúncio a pessoas que se enquadrem no seu objetivo.
  • Categoria - escolha a categoria onde o anúncio se enquadra melhor. Alguns sites parceiros vão aceitar todas as categorias, enquanto outros apenas vão aceitar categorias específicas.
  • Dispositivos - o anúncio apenas será mostrado a tipo de dispositivo que escolher. Todos - inclui smartphones, tablets e computadores. Apenas smartphones - o anúncio apenas será mostrado em smartphones. Recomendamos escolher Todos, pois 90% do tráfego é composto por smartphones
  • Smartphones - o anúncio apenas será mostrado ao tipo de smartphones que escolher. Recomendamos Todos, e apenas escolher Android/iPhone no caso do seu URL for de uma aplicação especifica para este tipo de sistema de smartphones.
  • Após aprovação - escolha se pretende que o anúncio comece logo a ser apresentado caso seja aprovado, ou se pretende que fique em Pausa. Esta opção também se adequa caso pretenda fazer pausas na exibição do anúncio.
  • Data de início e fim - escolha o dia, hora e minuto para dar inicio ou finalizar as impressões do anuncio.
  • Regiões - escolha Todas as regiões ou selecione apenas as regiões onde gostaria que o anúncio fosse visto. Usamos o sistema de GeoIP da Maxmind para localizar os visitantes, no entanto esta é uma ferramenta pouco precisa, onde na melhor das hipóteses terá um acerto de 70% na região exata do visitante. Se o seu produto for destinado à maioria das regiões em Portugal, recomendamos fortemente que selecione Todas as regiões
  • Envie para aprovação - dentro de alguns minutos (no max 2 horas) irá receber no email o resultado. Caso seja rejeitado, no email encontrará o motivo dado pela nossa equipa de revisores. Poderá sempre fazer as alterações pedidas e enviar novamente para revisão.

Na Vista geral do seu painel, irá encontrar as estatisticas em tempo real e os principais valores para avaliar o desempenho dos anúncios.

Entenda o que são:

  • Impressões - é o número de vezes que o seu anúncio foi exibido. O nosso sistema apenas mostra anúncios quando deteta que é um visitante real.
  • Cliques - é o número de vezes que o seu anúncio foi clicado. Um visitante que clique no seu anúncio, não o voltará a ver naquele website.
  • CPC médio - é o Custo Por Clique médio no intervalode datas/dias escolhido por si.
  • CTR - é o indicador mais importante no desempenho dos anúncios, pois mede a percentagem de vezes que o anúncio foi clicado. Exemplo: um CTR de 10% em 1000 impressões, significa que 100 pessoas clicaram no anúncio. Através deste indicador poderemos comparar vários anuncios e medir resultados.

No menu Performance verá uma ferramenta extremamente importante e util, onde pode analisar que anúncios estão a funcionar melhor.

Escolha todas as campanhas ou apenas uma específica.

Agora pode clicar nos icones de cada campo e ver por ordem decrescente/crescente os anúncios com melhor desempenho.

Agora que já sabe como funciona o nosso sistema, já pode criar anúncios. Mas calma, é normal numa fase incial não haver conversões ou os resultados não serem satisfatórios.

É por isso que as 3 palavras mais importantes no ADX e em qualquer plataforma de anúncios é: teste, teste e teste...

Comece por criar vários anuncios ligeriramente diferentes para o mesmo produto. Banners de diferentes imagens, Auto CPC e CPC manual (mais baixos e mais altos), Texto do botão diferentes (Saber mais, Comprar agora, Visitar anunciante) e Títulos e Descrições diferentes (só nos formatos Texto e Combo).

Depois de várias horas ou dias vá ao nosso menu Performance e elimine os anúncios com menos impressões ou CTR, pois significa que há algo neles que não desperta a atenção dos visitantes.

Muitas vezes os anúncios precisam de acertos (textos, imagens, botão de apelo) para serem bem sucedidos. Por isso... teste variações diferentes em anúncios diferentes